Tomboy

terça-feira, 6 de março de 2012

| | |
por Natália Valarini

Cada vez mais fico apaixonada pela sétima arte.
Perdi as contas de quantas segundas-feiras seguidas saio da reunião na TV e vou ao Cine Cultura Liberty Mall, um cinema independente que passou por reformas e está recheado de lançamentos interessantíssimos, muitos europeus.
Esta semana o escolhido foi Tomboy.

Fiquei super intrigada ao ler a sinopne: "Tomboy" é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos. No filme, Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por Mikael, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo." - Fonte: Filmow

- Que genial!, pensei.

Uma película que traz uma atriz tão jovem no papel principal, Zoé Héran de apenas 10 anos (e que interpretou muito bem, diga-se de passagem), mostrando um tema tão delicado, com a pureza do olhar infantil: a homossexualidade e a busca por uma identidade.
Na história, notei que a família de Laure é muito ausente. E, quando a mãe dela percebe que a filha se passa por um menino, é muito dura com ela.
Enfim, não vou contar os pormenores de Tomboy, pois quero que vocês assistam e tenham o prazer na surpresa.

A diretora e roteirista Céline Sciamma (Lírios D’Água), concebeu mais um daqueles filmes que te deixam com a cabeça zonza, cheia de reflexões e, sim, emocionado.

País de Origem: França
Estreia no Brasil: 20 de Janeiro de 2012
Estreia Mundial: 20 de Abril de 2011
Duração: 84 minutos

http://www.youtube.com/watch?v=onYkjprd-t8

Follow me on Twitter: @nataliavalarini

0 comentários:

Postar um comentário